15 abril 2007
09 abril 2007
07 abril 2007
O BLOG Sons da Margem Sul vai morrer!
Este passo em frente trará um esforço adicional ao muito pequeno grupo de pessoas que mantém o barco a navegar, daí ser necessário o Vosso apoio. Estamos a actualizar a nossa lista de ligações e necessitamos que nos enviem alguns dados: Nome, Concelho, URL. Este pedido é valido para Bandas, Associações, Editoras, Salas de Espectáculos e Bares, Estúdios de Gravação, Blogs e Programas de Rádio, Festivais e Eventos Musicais, Fotógrafos de Música e outros.
Brevemente será divulgado o novo endereço do Sons da Margem Sul.
06 abril 2007
Blog Acordes de Quinta
Blog: http://acordesdequinta.blogspot.com/
05 abril 2007
Um pouco de tudo, de tudo um pouco
O Concurso de Fotografia de Corroios é uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia, que tem por objectivos a busca valorativa da fotografia enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada e estímulo da criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e fixar imagens.
Os prémios a atribuir são os seguintes:
Preto & Branco
• 1º Prémio | 500 euros
• 2º Prémio | 150 euros
• 3º Prémio | 100 euros
Cores
• 1º Prémio | 500 euros
• 2º Prémio | 150 euros
• 3º Prémio | 100 euros
O site do Concurso, é uma das novidades que permitirá um maior contacto entre aqueles que participam e a organização do evento http://cfotografia.jf-corroios.pt. Nesse endereço poderão consultar o regulamento da 10ª edição.
Site | http://cfotografia.jf-corroios.ptMySpace | www.myspace.com/fotografiacorroios
E-Mail | cultura@jf-corroios.pt
04 abril 2007
Lírio Cão lança novo site
O site está funcional e com um grafismo agradável. Disponibiliza várias informações sobre este projecto musical oriundo do Concelho de Almada.
URL: http://www.liriocao.com.
03 abril 2007
Final de Corroios consagra the Cynicals
Sentia-se uma certa tensão no ar, mesmo que os protagonistas quisessem mostrar que aquele seria apenas mais um concerto e “Tá-se bem!” ouvia-se um pouco por todo o lado, não estivéssemos nós na margem sul, o berço desta expressão. A verdade, é que na final do Festival de Corroios estava-se tudo menos bem, pois era impossível esquecer que aquela seria a noite da grande decisão. Pelos corredores iam-se vendo os protagonistas com o fantasma dos nervos a pairar, uns disfarçavam mais e outros menos. Uma coisa era certa, à porta amontoava-se uma multidão e a fila estendeu-se por mais de 15 metros. Com a casa cheia, a celebração da boa música nacional ia terminar em beleza.
A inaugurar o palco a banda da zona, Skalibans, que entrou segura não por presunção mas porque o estilo em questão só faz sentido com uma postura descontraída e despojada. O público estava com eles e eles com o público numa comunhão de energias pouco habitual em bandas que ainda não têm álbuns editados. Ao projecto de Almada foi-lhe atribuído o segundo lugar do pódio. O prémio foi uma guitarra e um amplificador, oferta dos parceiros do Festival Lismúsica e Teamúsica.
Logo depois Maria Dollita, a boneca de serviço com um laçarote cor-de-rosa ao pescoço, acompanhada pelos seus “puppets”, foram muito bem acolhidos pela multidão. The Doll and The Puppets confidenciaram que sentiram-se tensos ao entrar em palco, o que não é de estranhar, afinal vieram de Torres Novas com a esperança de uma vitória. Tensos ou não, o público amou-os, especialmente quando o muito orelhudo “Am Stram Gram” suou aos quatro cantos do Cine-Teatro do Ginásio Clube de Corroios. A banda voltou para Torres Novas com um digníssimo terceiro lugar e a oferta de um baixo pela Lismúsica.
Não é ao acaso que se diz "os últimos são sempre os primeiros". Embora não seja sempre assim, no sábado passado, fez-se mesmo justiça ao ditado. Os the Cynicals foram a última banda a ser apresentada a concurso e embora tragam na bagagem algumas vitórias de outros festivais, nem Corroios lhes resistiu concedendo-lhe mais um primeiro lugar. O júri da final, composto por 11 elementos, consedeu-lhes por unanimidade, o título de projecto vencedor 2007. Alguém disse “Cynicals são aquilo que uma banda deve ser em palco; sangue e suor”. E isso é tão verdade, como é vê-los com apenas 8 meses de existência a revelar em palco a cumplicidade atribuída a bandas que há muito tempo andam a dar cartas. E não há duvidas que temas como “Emily Rose” ou “On Sunday” serão um enorme sucesso na carreira dos the Cynicals, quer ganhassem ou não o Festival de Corroios. E pela humildade da banda é caso para dizer que o sucesso está à espera deles mais até, do que eles do próprio sucesso. O prémio, a gravação no Boom Estúdio de um CD-EP.
A banda convidada veio de Coimbra, Bunnyranch. Vêm da grande escola que é Coimbra em termos musicais. Da cidade dos estudantes há uma energia vibrante para projectos de rock, qual Seatle por excelência a casa do Grunge, mas em escalas completamente diferentes. Os Bunnyranch trazem um novo trabalho “Luna Dance” que apresentaram ao público de Corroios que esteve com eles até ao fim.
A noite foi igualmente marcada pela homenagem da Junta de Freguesia de Corroios e equipa que organiza o Festival, a António Nabiça, responsável máximo pelo evento entre 1996 e 2005 e membro da organização desde o seu início até à presente edição. Foi oferecido um quadro de Cidália Rodrigues, artista plástica da Freguesia, e enaltecido o trabalho realizado em prol da nova música portuguesa.
E foi assim a final da XII Edição do Festival de Música Moderna Corroios'2007. Aqui o fim será, por certo, o início para estas bandas que ficarão eternamente associadas ao Festival e que a Junta de Corroios não se vai esquecer. Não exaltamos o talento para depois o lançar aos tubarões. A esta casa serão sempre recebidos de braços aberto, não fossemos nós próprios abraçados pelo Cristo Rei. Esperemos que a Ponte 25 de Abril seja para vocês bem mais do que a passagem para a outra margem... porque em Corroios é mesmo outra música.
Site Festival: http://festivalmusica.jf-corroios.pt
MySpace the Cynicals: www.myspace.com/somuchadoaboutnothing
Fotos: José Frade e Junta de Freguesia de Corroios
Moe's Implosion venceram o Concurso de Setúbal
Frederico Severo, João Monteiro, Ricardo Salvador, João Sancho e Paulo Silva, os cinco "Moe's", oriundos do Montijo, estavam surpreendidos com o primeiro lugar anunciado nas primeiras horas da madrugada, após a actuação dos Linda Martini, banda revelação da música portuguesa em 2006 e que participaram como convidados no Festival 7 Rock.
"Foi uma surpresa. Realmente não estávamos nada à espera, mas a verdade é que também trabalhámos para isso", sublinhou João Monteiro, baixista dos Moe's Implosion.
Um dos principais aliciantes da conquista do primeiro prémio do concurso, de que fazem parte o "reconhecimento público", mil euros e um lugar reservado para actuar na Semana Académica de Setúbal, é também o concerto que o conjunto apresentará na Feira de Sant'Iago, para o qual, estão todos "muito ansiosos", salientou o guitarrista Frederico Severo.
Uma enérgica fusão entre funk e punk é como os Moe's Implosion caracterizam o som que fazem, mas a verdade é que, além do ritmo original, os jovens músicos, com idades entre os 17 e os 19 anos, destacam-se também pelas exuberantes actuações. "Em cima do palco simplesmente explodimos", salientou Ricardo Salvador enquanto sorria ao reparar no paradoxo que acabara de dizer quando comparado com o nome da banda.
João Sancho, vocalista e dos elementos que mais se transcende durante as performances do grupo, preconiza um trajecto mais calmo para a banda "sem colocar a fasquia muito alto", afinal "ganhar foi excelente, mas o fundamental é viver a música pelo prazer".
O metal apresentado pelos Reset, do Barreiro, foi distinguido com o segundo lugar, que dá acesso, além de um prémio no valor de 750 euros, à realização de um concerto na SetFesta, certame que, à imagem da Feira de Sant'Iago, se realiza em Setúbal no Verão.
Os Black Bombain vieram de Alverca para fazer subir a música do mundo ao terceiro lugar e ganhar 500 euros, enquanto os Louie Djimé ficaram no quarto posto, somando 250 euros aos 500 conquistados pelo prémio de Melhor Banda do Concelho de Setúbal, que lhes permite actuar na Feira de Sant'Iago.
A decisão dos vencedores esteve a cargo do júri composto por Pedro Antunes, em representação da Câmara Municipal, Pedro Brinca, director do jornal digital Setúbal na Rede, Helena Mendes, professora do Conservatório Regional de Setúbal, um representante de uma banda setubalense e Cátia Maurício, da editora Sony BMG.
Os prémios foram entregues pelos presidentes das juntas de freguesia da Anunciada, José Carvalho Silva, e do Sado, António Augusto, ambas patrocinadoras do evento, da representante da Câmara Municipal, Ana Paula Lopes, e do Gabinete da Juventude da Autarquia, Ana José Carvalho.
MySpace: http://www.myspace.com/moesimplosion
1 ano a postar!!!
Algures no final do mês de Março, fez um ano que o blog foi lançado. Metido nas correrias do Festival de Corroios, o tempo foi pouco para assinalar esta data sempre importante.
Quando tudo começou, de uma forma informal e sem grandes fasquias, nunca pensei que estaria aqui hoje, um ano após o início, com mais de 750 posts e uma caixa de correio electrónico cheia de novidades regulares.
A todos quantos têm participado, enviando informações e notícias dos seus projectos, um muito obrigado! Vamos continuar!!!
02 abril 2007
Agenda de Abril
Kussondulola
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
The Chapter
Loucavista Klub | 22h00 | Setúbal
[6 de Abril]
Fernando Terra (Brazil)
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
O'queStrada
Incrível Club | 23h00 | Almada
[7 de Abril]
Horyginal
Santus Bar | 22h00 | Águeda
Dalai Lume + D-Fact + DJ Billy
Almareado bar | 22h00 | Barreiro
Dudas Trio
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
O'queStrada
Incrível Club | 23h00 | Almada
[13 de Abril]
Skalibans (XII Festival de COrroios)
FNAC | 21h30 | Almada
Headwire + Lotus Mecanica
Ponto de Encontro | 22h00 | Almada
Procurança
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
Rome Nine Roses + Vintium
Café do Desassossego | Setúbal
O'queStrada
Incrível Club | 23h00 | Almada
Tragic Comic
Faculdade Nova de Lisboa | 21h00 | Almada
[14 de Abril]
the Cynicals (XII Festival de COrroios)
FNAC | 21h30 | Almada
The Poppers
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
FAL (One Hundred Steps + Hills Have Eyes + Ella Palmer +
My Cubic Emotion + Banshee + Fiona at Forty + Aside + Moes Implosion +
Os Pontos Negros + Party On Feet)
Largo José Afonso | 16h00 | Setúbal
The Dead Poets
Ponto de Encontro | 22h00 | Almada
O'queStrada
Incrível Club | 23h00 | Almada
Atom Size Elephant + Landfill
Sociedade Harminica Eborense | 22h00 | Évora
[15 de Abril]
The Doll and The Puppets (XII Festival de Corroios)
FNAC | 21h30 | Almada
M.A.D. + Ervas Daninhas + Pestox
Lotus Bar | 16h00 | Cascais
Bless The Oggs + An x Tasy
In Life Caffé | 23h00 | Moita
[20 de Abril]
Skewer + Desassossego
Setubal
Rising Echo
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
Pit Noise
Centro Cultural Juvenil de Sto. Amaro | 22h00 | Almada
O'queStrada
Incrível Club | 23h00 | Almada
[21 de Abril]
Levi
Sociedade Capricho Setubalense | 21h30 | Setúbal
Lupa
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
Revolta + Pó D'Escrer
Ponto de Encontro | 22h00 | Almada
O'queStrada
Incrível Club | 23h00 | Almada
[26 de Abril]
This is Mafia + Retroact
In Life Caffé | 23h00 | Moita
[27 de Abril]
Horyginal + SBT2
Ponto de Encontro | 21h00 | Almada
Skewer + Revol + Enfrascados + Un-Predictable
Muralhas | Alcabideche
Gonçalo Prazeres
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
Ratos de Porão + Devil In Me + Simbiose + Ho-Chi-Minh
Cine-Teatro do GCCorroios | 20h00 | Corroios
O'queStrada
Incrível Club | 23h00 | Almada
[28 de Abril]
Horyginal
Colégio São João de Brito | 20h30 | Lisboa
Skewer + Rock Poets
Uptown Bar | Porto
TV Rural
Tambor Q Fala | 23h00 | Seixal
Decreto 77 + These Hands Are Fists
Ponto de Encontro | 21h00 | Almada