19 maio 2006

Quem são os Dazkarieh?






A música dos Dazkarieh é caracterizada por um manancial rico e diversificado de sons inspirados em várias culturas musicais do planeta, partindo do uso, da exploração e da fusão de instrumentos e de elementos musicais com origens distintas. A heterogeneidade musical assumida pelo grupo é patente num conjunto de composições que, pela síntese de materiais musicais tão diversificados, podem ser apontadas como singulares, mas sempre cativantes e originais. Por outro lado, a formação musical diferenciada dos seus instrumentistas (música tradicional, rock, experimental e música erudita), contribui igualmente para o enriquecimento do processo criativo do grupo.

Formados em 1999, por Filipe Duarte (guitarra clássica), José Oliveira (percussões) e Vasco Ribeiro Casais (cordofones e sopros), o grupo passou por duas grandes etapas na sua sonoridade, como resultado das diferentes sensibilidades musicais dos músicos que por ele passaram. Este facto explica a conotação dos Dazkarieh com o que o jornalismo musical e a indústria de comércio de fonogramas apelidaram de "som celta", ou até mesmo de "sonoridade folk-gótica" (conotação patente nalgumas franjas de mercado europeias, sobretudo em Itália), na primeira fase da existência do grupo, fase essa que culminou com o lançamento do primeiro fonograma (Ed. Bigorna, 2002).

A segunda fase de existência do grupo foi marcada pela composição e a produção do 2º registo discográfico. A constituição dos Dazkarieh alterou-se integrando então, 5 novos elementos, assim como se alterou também a filosofia e a atitude do colectivo em relação à sua orientação musical e à sua integração no mundo do espectáculo. Neste novo ciclo criativo do grupo é ainda de salientar a concepção de canções em língua portuguesa (até então o Dazkariano constituiu a base de todas as canções), com letras de autoria de Tiago Torres da Silva e de Ricardo Gouveia e Helena Madeira.

Deste modo, a partir do segundo registo discográfico (Ed. Bigorna, 2004), a música dos Dazkarieh, devido à fusão de materiais musicais tão diferenciados, passou a ser conotada com o que a indústria vulgarmente designa por world-music, apesar dessa franja de mercado ser ainda muito incipiente em Portugal. Esta circunstância motivou o estabelecimento de contactos internacionais, culminando no verão de 2004 com concertos no norte de Espanha (Alcañices, Zamora, Festival Folk de Aliste; Muiños, Galiza, Festival Folk).

No momento presente, os Dazkarieh encontram-se focados em fundir os diversos universos musicais que exploraram ao longo da sua carreira com a música tradicional Portuguesa, introduzindo assim alguns temas dessa tradição no seu repertório de composições.

Actualmente, o grupo é composto por:
Vasco Ribeiro Casais: Bouzouki, Nyckelharpa, Flautas, Gaita de Foles e Didjeridoo;
Luís Peixoto: Bouzouki Irlandês, Bandolim e Cavaquinho;
Helena Madeira: Voz e percussões;
Baltazar Molina: Cajon, Darabuka, Riqq, Bendir, Tar e Adufe.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial